Comparação do avanço da epidemia do coronavírus a partir da primeira morte em cada país

Veja abaixo a comparação do avanço da pandemia do coronavírus a partir da primeira morte em cada país.

A COVID-19 chegou em momentos diferentes aos países do globo, e para comparar o estágio da doença entre eles alguns critérios têm sido utilizados, como o primeiro caso confirmado da doença ou determinado número de casos confirmados.

Optamos por fixar como “dia um” da epidemia em cada país o registro da primeira morte por coronavírus. Isso aconteceu por dois motivos.

Em primeiro lugar, porque o critério baseado nas mortes é mais objetivo que aqueles baseados em casos confirmados, que podem ser influenciados conforme determinado país testa mais ou menos seus habitantes para a doença.

Em segundo lugar, porque o anúncio da primeira morte indica que as autoridades sanitárias de determinado país já estão preparadas para diagnosticar com proficiência o avanço da doença.

Caso você queira, contudo, pode mudar o critério de pesquisa para “casos confirmados”. Também é possível selecionar as opções “novas confirmações” e “novas mortes”.

Os numeros podem ser apresentados em formato bruto, a cada 100 mil habitantes ou por variável em logaritmo.

A China, primeiro país atingido pela pandemia, foi descartada da comparação, porque as informações produzidas pelo governo ditatorial não parecem confiáveis.

Clique nas abas do gráfico para mudar a tela. Você também pode acompanhar a evolução da pandemia por Estado do Brasil, além dos números específicos das cidades do Paraná.