Rodovias Pedagiadas pelo Estado do Paraná

Já se passaram 22 anos desde o início das concessões dos pedágios no Paraná. Em 2021 novas contratações deverão ocorrer, mas dessa vez, sob responsabilidade da União.

Mas quais obras foram realizadas e quais se encontram em andamento ou com previsão futura? Será que as concessionárias conseguirão finalizar as obras previstas em contrato até 2021?

O Deputado Estadual Homero Marchese, na busca dessas informações, apresentou requerimento à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Diante da resposta oferecida sob protocolo nº 15.583.546-0, a equipe do Homero percorreu todas as estradas pedagiadas pelo Estado do Paraná para verificar a situação real das vias.

O resultado do trabalho foi detalhado e disponibilizado no mapa aqui disponível.

No mapa, o contribuinte pode identificar os trechos duplicados, as pistas simples que assim permanecerão e aquelas que se encontram em duplicação ou devem ser duplicadas até o final da concessão. Além disso, ao clicar no trecho, informações como quilometragem, tipo da obra em andamento ou prevista, data prevista para o término e vídeo do trecho são disponibilizadas aos contribuintes.

A transparência é a principal ferramenta para garantir o controle da gestão pública pela sociedade.

Faremos nosso papel de fiscalizador para que todas as medidas necessárias sejam adotadas para as conclusões das obras previstas e para que em 2021 sejam elaboradas novas concessões com tarifas justas e maior investimento em obras.

Abaixo do mapa, você encontra relação das obras faltantes nos trechos administrados por cada concessionária. Ecocataratas e Ecovia não têm mais obras a edificar.