Notícia – Palestra na APO e visita à AFECE

Ontem, dia 24 de abril (quinta-feira), Homero ministrou palestra na sede da Associação Paranaense dos Ostomizados (APO) sobre o tema “convênios”. A expressão designa os instrumentos empregados pelo Poder Público para repassar recursos a entidades da iniciativa privada sem fins lucrativos. Aproveitando sua experiência como ex-servidor do Tribunal de Contas do Estado, Homero falou sobre os requisitos a serem cumpridos pelas entidades que querem captar recursos públicos para o desenvolvimento de algum projeto de interesse social no Paraná.  A palestra, gratuita, pode ser agendada pelo email homero@homeromarchese.com.br por qualquer entidade interessada, como ONGs, associações, fundações, OSCIPs e OSs.

Também na APO, Homero versou sobre as normas que garantem direitos aos deficientes físicos no país.

Há mais de 25 anos, a APO é destinada a apoiar o ostomizado no Estado.  A ostomia é a cirurgia que liga o interior do corpo humano ao exterior para permitir a eliminação dos dejetos do organismo. A cirurgia é realizada em pessoas com deficiência no aparelho digestivo ou urinário. Exceto pela necessidade de utilizar uma bolsa coletora, o ostomizado leva uma vida normal. O custo da bolsa, contudo, é considerável, e o Poder Público, obrigado por Lei a fornecer o material aos ostomizados, muitas vezes não cumpre seu papel.

A associação tem sede na Rua Marechal Floriano, 50, 4º andar, Centro, em Curitiba. Veja mais sobre o trabalho da APO e em como colaborar no site da entidade: www.ostomizados.net.

Na quarta-feira, dia 23, Homero fez visita à outra importante entidade de assistência social de Curitiba, a AFECE – Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial. Criada em 1967, a entidade oferece educação e proporciona atendimento médico e terapêutico a centenas de portadores de deficiência mental grave, a grande maioria crianças.

O trabalho desenvolvido é notável. Mais de 100 profissionais de uma equipe-multidisciplinar atendem os alunos com muita competência e carinho, dando contínuas lições de dedicação e amor ao próximo.

A AFECE fica na Rua Paulo Turkiewicz, 160, Tarumã, em Curitiba. Leia mais sobre o trabalho da entidade e em como ajudar no site www.afece.org.br. É possível colaborar por diversas maneiras, muitas delas bem simples, como a destinação de parte do Imposto de Renda e o desconto mensal de determinado valor na conta de luz.