A primeira igreja de Maringá

Esta é a Capela São Bonifácio, o primeiro templo religioso de Maringá. A Capela foi inaugurada em 1940. Em 1946, foi inaugurada a Capela Santa Cruz e, em 1953, a Capela Nossa Senhora da Aparecida (localizada na estrada do Guaiapó). Os 3 bens foram tombados pela Secretaria da Cultura da cidade, quando a Secretaria ainda era séria e não agia para satisfazer interesses pessoais.

A Capela São Bonifácio foi construída pelo padre alemão Emílio Clemente Scherer, o primeiro religioso da região. A história de padre Emílio mistura-se com a colonização do norte do Paraná. Quando ainda morava na Europa, o religioso fechou um acordo com os diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, colonizadora de Londrina e região: ele adquiriria com capital próprio equipamentos para a ferrovia que ligaria Ourinhos ao norte do Paraná; em troca, receberia alguns alqueires de terra no Estado. Padre Emílio honrou o trato e imigrou para o Brasil em 1937, recebendo como compensação uma fazenda localizada na Gleba Pinguim, que no futuro viriar a integrar a cidade de Maringá.

8

As terras foram batizadas de Fazenda São Bonifácio, um padroeiro alemão. Em seguida, padre Emílio ergueu a capela. Por anos a fio, o religioso fez da Fazenda Bonifácio um local de disseminação da fé e de muito trabalho. Ele era conhecido como um homem bastante sério. Em 1953, padre Emílio arrendou a fazenda para a Irmandade dos Palotinos e regressou à Alemanha, onde faleceu em 1970, aos 82 anos (Fonte: Projeto Memória, Prefeitura de Maringá, 1997).

Como chegar: a Capela São Bonifácio fica localizada entre os bairros Paraíso e Cidade Alta. Dirija pela Rua Dolores Duran até o nº 1800, depois entre à direita na estrada de chão (desconsidere a má sinalização). Missas todos os dias 18. Que a história de dedicação, fé e trabalho de padre Emílio e de todos que o auxiliaram em sua missão possam inspirar este dia tão especial. Feliz Natal!!