PR 317

Acompanhe como está a situação das obras E LICITAÇÕES DA PR 317

A PR-317 é uma das principais estradas do Norte do Paraná, sendo muito utilizada por quem vem de regiões sul de São Paulo para Maringá.

Essa estrada infelizmente continua sendo pouco assistida. Além de não ter sido incluída nas concessões dos pedágios de 1997, também não será incluída na nova concessão, que está programada para acontecer neste ano.

As obras previstas no trecho que vai de Maringá até Santo Inácio estão demonstradas no mapa abaixo.

O Governo do Estado possui, atualmente, contrato com duas empresas fazem a manutenção e conservação da rodovia no trecho em questão.

Outros projetos de infraestrutura que envolvem trechos da PR-317 no Norte do Estado estão para ser elaborados. O Governo publicou edital de um Chamamento Público, em setembro de 2020, para o cadastramento de empresas aptas a realizarem os projetos.

Em 2018, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá doou um projeto de duplicação da pista que vai de Maringá até Iguaraçu. O projeto custou aproximadamente 600 mil reais, enquanto a duplicação será de responsabilidade do Governo do Estado por meio do “Programa de Obras de Infraestrutura”. O custo estimado da obra é de R$ 200 milhões.

Apesar de as expectativas de licitar a execução no final de 2020 não ter sido possível de ser cumprida por questões de necessidade da correção do projeto e em virtude da pandemia, o Deputado Homero Marchese continuou cobrando urgência na contratação, que, enfim teve o edital publicado recentemente. O certame está previsto para o dia 25/05/2021, às 14:30 e a modalidade adotada será a do RDC (Regime Diferenciado de Contratações) em regime de contratação integrada, onde a empresa vencedora fica responsável tanto pelos projetos como pela execução da obra.

A obra consiste na duplicação e manutenção da PR 317, do trecho entre Iguaraçu e Maringá, em uma extensão de 21,82 km. O prazo para a execução dos trabalhos será de 720 (setecentos e vinte) dias corridos, contados a partir da respectiva Ordem de Serviço.

Veja abaixo o mapa e clique nos pontos azuis para conferir as informações das obras e licitações: