HOMERO MARCHESE
Reportagem sobre Homero Marchese
Detalhes sobre a
TRAJETÓRIA DE HOMERO MARCHESE
Na instituição, Homero Marchese participou de trabalhos, como a auditoria nos contratos da Câmara Municipal de Curitiba com agências de publicidade, por exemplo. O escândalo resultou na renúncia do antigo presidente da instituição e provocou profundas mudanças na Câmara. Homero Marchese também liderou a auditoria nas concessões rodoviárias do Estado do Paraná, que revelou o forte desequilíbrio bilionário dos contratos em prejuízo aos paranaenses.
Após cinco anos na instituição, Homero pediu exoneração do cargo do TCE/PR, após atestar e denunciar ao Ministério Público diversas irregularidades no próprio Tribunal. Ao abrir mão de um cargo público muito desejado, um ótimo salário e estabilidade, Homero Marchese fez com que a luta contra a corrupção saísse do discurso e virasse realidade.
Nos meses de julho e agosto de 2013, Homero concluiu curso de introdução ao Direito norte-americano na Universidade Yale, localizada em New Haven, CT, EUA.
Em outubro de 2016, foi eleito o vereador mais votado da História de Maringá, com 6.573 votos. Em outubro de 2018, foi eleito deputado estadual no Paraná com 42.154 votos.
Homero Marchese é de uma nova geração de líderes brasileiros acostumados a expor o que pensa com muita clareza. Em textos publicados em jornais e na internet, muitos deles compartilhados milhares de vezes Brasil afora, Homero argumenta com energia, indicando como vê o papel do Poder Público no país e o que poderia ser feito para melhorá-lo.